quarta-feira, 4 de maio de 2011

Questões sobre arrendamento mercantil


O arrendamento mercantil oferecia às empresas brasileiras duas vantagens bastante relevantes em relação aos financiamentos comuns: a tributação como se fosse um serviço, em vez de operação financeira, e também o tratamento contábil, que privilegiava a forma contratual do arrendamento, fazendo com que o bem objeto não fosse registrado como um ativo e, consequentemente, a dívida dessa operação permanecesse fora do balanço.
Com a Lei 11.638/07 e a adoção do padrão internacional de contabilidade (IFRS), operações enquadradas como arrendamento mercantil financeiro exigem a ativação do bem, assim como o registro da dívida pelo valor presente dos pagamentos contratados.
Você entende que o pronunciamento contábil que trata desse assunto (CPC 06) traz informações mais ou menos relevantes para o usuário de informações contábeis externo?
Será que a maneira de contabilizar uma operação pode impactar no volume de negócios realizados através de leasing?

13 comentários:

  1. Sim, entendo que o pronunciamento contábil traz informações relevantes para o usuário externo pois hoje temos a informação de que a empresa adquiriu um ativo e possui uma dívida, anteriormente a dívida assim como o ativo não eram informados aos usuários externos.
    A informação pode impactar no negócio de leasing a medida que o benefício contábil era um aspecto relevante para a decisão da empresa de fazer um leasing, além do benefício fiscal.
    Danilo- Turma V- Controladoria

    ResponderExcluir
  2. 1) Sim. Pois com a nova lei contábil e adoção do IRFS, as empresas são obrigadas a demonstrar o ativo e a sua dívida, explicando-se assim, a influencia destes pagamentos da dívida no caixa, além de chegar mais próximo a realidade dos bens e direitos assim como as obrigações.
    2) Sim. Pois antes o leasing era jogado para despesa diminuindo o resultado e consequentemente o valor de imposto. Hoje é contabilizado como ativo, melhorando o resultado e por consequência, aumento da alíquota do imposto
    Victor- Turma V

    ResponderExcluir
  3. Sim. Essa mudança faz com que a informação contabil fique mais completa e qualitativa. E as empresas estarão evidenciando em seu ativo todos os bens, além do respectivo passivo. Os beneficios são representados pela capacidade lucrativa durante a vida economica do ativo.
    Douglas - Turma V Controaldoria

    ResponderExcluir
  4. 01) Eu acredito que o CPC traga informações mais relevantes, pois através da nova maneira de contabilização, permite uma visão mais ampla das operacões que a companhia executa, além de gerar a necessidade de uma interpretação maior das informações disponibilizadas pelas empresas.

    02) Quanto ao volume de transações de uma maneira geral, pode sim diminiuir o volume de negocios, uma vez que o beneficio verificado anteriormente (despesa) possa mudar nessa modalidade de contabilização. Os fatores determinantes para essa definição serão a taxa de juros e prazos dos contratos.

    Paulo - Controladoria - Mackenzie

    ResponderExcluir
  5. 1.O CPC traz informações relevantes que permitem aos usuários externos terem uma visão mais ampla da situação patrimonial da organização
    2. Sim, a forma de contabilizar influência resultado e contas patrimoniais, podendo influenciar a análise de terceiros para com o balanço, resultando em um volume maior ou menor de negócios.

    THIAGO ORTIZ HADLICH - TURMA V

    ResponderExcluir
  6. 1)Sim, essas contabilizações são importantes por levam aos usuários externos informações relacionadas aos direitos e obrigações da organização, obtendo uma otica mais abrangente sobre o negócio.
    2) Sim, pois hoje o leasing contabilizado no ativo aumenta a aliquota do imposto (considerando que o resultado foi melhorado).

    Carlos Controladoria - Mackenzie

    ResponderExcluir
  7. Considerando que Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi idealizado a partir da união de esforços e comunhão de objetivos das seguintes entidades ABRASCA, APIMEC NACIONAL, BOVESPA,Conselho Federal de Contabilidade, FIPECAFI e IBRACON. Cujas funções são:
    - convergência internacional das normas contábeis (redução de custo de elaboração de relatórios contábeis, redução de riscos e custo nas análises e decisões, redução de custo de capital);
    - centralização na emissão de normas dessa natureza (no Brasil, diversas entidades o fazem);
    - representação e processo democráticos na produção dessas informações (produtores da informação contábil, auditor, usuário, intermediário, academia, governo).

    Entendo que que o pronunciamento contábil que trata desse assunto (CPC 06) traz informações relevantes afim de permitir ao usuário uma visão mais abrangente considerando as operações da empresa.

    Essa maneira de contabilizar uma operação impacta sim no volume de negócios, pois as operações enquadradas como arrendamento mercantil financeiro exigem a ativação do bem, assim como o registro da dívida pelo valor presente dos pagamentos contratados.

    Ana Paula Dantas

    ResponderExcluir
  8. Sim, pois proporciona ao usuário externo uma visão mais realista da situação da empresa.
    Sim. Gera impactos especialmente às empresas cuja produção é feita com máquinas e equipamentos alugados.
    Pelo BR GAAP, a empresa não registra o bem como sendo de sua propriedade, mas sim como arrendamento operacional ou leasing mensal. Com a Lei 11.638, esse bem será registrado como arrendamento financeiro em contrapartida de uma dívida, contemplando também sua depreciação.
    Bruna de Campos

    ResponderExcluir
  9. 1) Sim, entendo que desta maneira teremos uma demonstração real da saúde financeira da empresa e isto é do interesse dos usuários externos.
    2) Certamente impacta, pois contabilizar o leasing reflete no aumento da aliquota, o que perderá o atrativo da operação em muitos casos.
    Viviane Mohamed - Controladoria V

    ResponderExcluir
  10. Sim, embora a CVM sempre incentivou o registro do leasing no Ativo e como contra partida passivo e claro reconhecimento das despesas no resultado, poucas empresas o faziam...Apenas agora as empresas estão obrigadas a registrar tais operações o que com toda certeza pode impactar o volume dessas transações, afinal estas podem demonstrar um maior passivo prejudicando alguns indices financeiros que antes eram ocultados em decorrencia do não registro.
    Rafael Aquino, turma 01V Controladoria

    ResponderExcluir
  11. 1- sim , eu acredito que o CPC tem as informações claras para os usuarios externos.
    2- sim sim concerteza pode impactar.

    Adriana turma V

    ResponderExcluir
  12. 1) Sim, As empresas deverão adotar uma nova politica contábil para registro do leasing financeiro e operacional. Desta forma, a leitura ficara mais facil para o usúario externo

    2) Sim. De acordo com a nova politica contábil a empresa téra novos impactos no seu resultado

    Anderson Dias, Turma V , Controladoria

    ResponderExcluir
  13. 1)O pronunciamento contabil traz informaçoes mais relevantes para o usuario externo pois da uma visão melhor de qual a real situaçao da empresa no momento analisado.
    2)Com certeza , uma vez que a mesma será tratada diferenciadamente de uma operaçao de financiamento por exemplo , entao a empresa poderá verificar se é relevante ter uma operaçao que apareça em seus relatorios ou nao , decidindo qual a operaçao que quer realizar.
    Kelly Cunha

    ResponderExcluir