domingo, 2 de outubro de 2011

As bicicletas são invisíveis


Há poucos meses, resolvi mudar um pouco a minha rotina, colocando em prática conceitos de sustentabilidade nos quais acredito, porém, muitas vezes me sentia mal por deixa-los somente na teoria. Comprei uma bicicleta elétrica e decidi deixar o carro na garagem durante a semana.
Desde o início, os três principais tipos de reação à minha opção de transporte foram:
Reação 1 - “Você é louco! Ninguém respeita o trânsito em São Paulo!”
Reação 2 – “Bicicleta elétrica? ...assim até eu... (risos)”
Reação 3 – “Que legal! Tenho vontade de fazer isso, mas São Paulo não é uma cidade plana, não há ciclovias, não tem como pedalar com roupas de trabalho, não tem como carregar a bicicleta no transporte público, etc.”
Hoje, posso assegurar que qualquer uma dessas três reações faz sentido.
A cidade realmente não é plana, por isso, a bicicleta elétrica é uma saída para aqueles que, como eu, não são grandes atletas, mas querem fugir do sedentarismo e, ao mesmo tempo, contribuir para uma cidade com menos trânsito e poluição. Problema: com uma carga tributária absurda e sem fabricantes nacionais, uma bike elétrica não sai por menos de R$ 2 mil. Espero que isso mude depressa!
Quanto às roupas de trabalho, resolvi o problema instalando um bagageiro, daqueles parecidos com as motos de entrega. A camisa limpa vai guardada no bagageiro, e só é retirada de lá quando chego no trabalho.
Integração com o transporte público? Tenho visto a abertura de vários bicicletários em estações do Metrô e Trem de SP. Na Estação Butantã, inaugurada em 2011, o espaço para as magrelas já não é suficiente para a demanda. Para quem prefere carregar sua companheira no Metrô, em um dos vagões da ponta há uma sinalização dizendo “aqui sua bicicleta é bem vinda”. Sinceramente, não sei para quem ela é bem vinda, pois nos horários de pico, mal cabe um par de patins nas composições. De fato, nunca vi uma bicicleta dentro do Metrô ou do Trem. Talvez esteja enxergando mal...
E as ciclovias? Fiquei sabendo que foi construída uma na Radial Leste, paralela ao Metrô, mas ainda não vi. Basta pensar um pouquinho sobre o assunto para entender que as ciclovias devem complementar o caminho do transporte público, e não concorrer com ele. Assim, seria muito mais útil construir ciclovias para levar ao Metrô e não para andar ao lado dele... Há uma ciclovia que vai de Interlagos à Vila Olímpia, paralela ao trilho do trem, coladinho à margem do Rio Pinheiros. Essa eu vejo sempre, mas não pedalo nela. Não, não vou reclamar do mal cheiro do Rio, e nem do fato desta ciclovia fazer exatamente o mesmo caminho do trem. Eu não poderia fazer pouco caso da “boa vontade” do poder público em construí-la... O fato é que toda semana passo ao lado desta ciclovia, mas nunca vejo bicicletas por lá. Será que não existem bicicletas na cidade ou as bicicletas são invisíveis?
Nosso Prefeito se gaba ao falar sobre as ciclofaixas, espaço reservado para a circulação de bicicletas que liga alguns parques da cidade. As faixas fazem muito sucesso entre os ciclistas.  Pena que FUNCIONAM SOMENTE AOS DOMINGOS...
Para aqueles que riem quando eu digo que a bicicleta é elétrica, podem rir mesmo. Se até eu consigo, tenham certeza de que muitos outros podem sair do sedentarismo. A propósito, continuo acima do peso mas, sem fazer dieta, a medida das minhas calças e cintos já diminuiu um pouquinho.
Por fim, para aqueles que acham que eu sou louco por andar de bicicleta no trânsito, eu digo: sou um louco consciente. Tomo todo o cuidado do mundo, mas os carros, as motos e os ônibus não enxergam as bicicletas. Elas são muitas, mas as bicicletas são invisíveis aos olhos dos motoristas e motociclistas, e mesmo assim, vivem atrapalhando aqueles que colocam a vida do ciclista em risco, em troca de alguns poucos minutos ou, na maioria das vezes, para parar no trânsito que com certeza está esperando a poucos metros.

4 comentários:

  1. Mestre,
    Tudo bem?
    Eu estou ainda, digamos, um pouco admirado.
    É sério estas suas aventuras diárias by bike?
    Uau! Impressionante.
    A constatação que a reciproca não é verdadeira pelo cuidado que você tem com os outros veículos, digamos também, é um pouco chocante, entretanto mostra muita coragem. Se é que podemos chamar assim. ;-)
    Abraços e Boa Sorte.
    Morbeck - fui seu aluno de International Accounting na Saint Paul - Institute of Finance.

    ResponderExcluir
  2. Adernando, do curso de Controller Avançado. Lembro bem.

    De bicicleta eu me divirto. De carro, estaria passando nervoso no trânsito, por isso, até entendo a fúria dos motoristas.

    De qualquer forma, acho que se as pessoas trocassem de lado de vez em quando, sendo motorista, pedestre, ciclista, usuário de transporte público, etc... teriam mais facilidade em respeitar os outros.

    ResponderExcluir
  3. Fala Professor,
    Eu moro na ZL bem ao lado da ciclovia e um número razoável de pessoas a utiliza diariamente.
    Nunca pedalei lá mas gosto da ideia de haver a alternativa.
    Penso nisto todo os dias, no impacto de nossas ações sobre o planeta.
    Como não dá para ir da Vl Matilde até o Shopping Morumbi de Bike, eu tenho usado o Metrô pelo menos três vezes por semana para ir ao trabalho.
    Enfim, cada um que pode tem que fazer sua parte, porque do jeito que está não dá. Abç.
    *Fui seu aluno de International Accounting na Saint Paul - Institute of Finance - Controller Avançado.

    ResponderExcluir
  4. Eder, fico contente que a ciclovia esteja sendo utilizada. Como foi construída ao lado do Metrô, achei que seria como a que liga Santo Amaro à Vila Olímpia.
    No meu bairro, acabaram de inaugurar uma ciclovia que vai da Estação Butantã até o Portão 1 da USP. Ainda é muito pouco para o tamanho da nossa cidade, mas para quem não tem nada, qualquer novidade é lucro.

    ResponderExcluir