terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Você sabe o que é XBRL?



O XBRL (eXtensible Business Report Language), linguagem derivada do XML (eXtensible Markup Language), é uma linguagem para a comunicação eletrônica do negócio e dos dados financeiros utilizada em todo o mundo. Com ele, as informações financeiras divulgadas através de formato eletrônico pelas companhias prometem maior facilidade em seu manuseio e compilação.

O objetivo principal do XBRL é facilitar a divulgação de uma ampla gama de conteúdo contábil-financeiro para que possam ser facilmente compartilhados, compreendidos e manuseados pelos usuários dessas informações

O XBRL pode ser entendido como um sistema de relatórios aberto, que é construído para acomodar a preparação e a troca eletrônica de relatórios de negócio ao redor de todo o mundo. O responsável pela linguagem XBRL é o XBRL International, um consórcio criado inicialmente pelo AICPA (EUA).

Um aspecto prático interessante é a possibilidade de um usuário de relatórios financeiros acessar as informações de seu interesse em um formato único e padronizado, no idioma que lhe for mais conveniente. Assim, uma empresa brasileira poderá elaborar suas demonstrações em língua portuguesa e publicá-las na internet, enquanto um investidor internacional poderá analisar a mesma informação em inglês, alemão, italiano, japonês ou francês.

Taxonomia: Segundo o Professor Dr. Edson Luiz Riccio, o termo “taxonomia”, na Biologia é a classificação de um organismo em hierarquias de agrupamentos, do geral para o particular, que representa as reflexões evolucionais e morfológicas. O autor explica que a taxonomia do XBRL funciona como um dicionário que fornece definições para padronizar as informações dos relatórios financeiros, e é construída a partir de uma estrutura hierárquica. Essa estrutura contém as descrições dos dados numéricos e textuais a serem reportados em cada caso específico. Riccio explica taxonomia através da figura que ilustra este artigo.

A dificuldade na construção da taxonomia decorre da complexidade que existe quando se pensa em relatórios financeiros de diferentes tipos de organização, que devem seguir padrões, regras e regulamentos de diferentes países, e que contêm diferentes tipos de informações.

Autor: Eric Barreto
Publicado originalmente em 15/03/2007


Principal fonte consultada: O XBRL – Conceituação e aplicação. in RICCIO, Edson Luiz; SILVA, Paulo Caetano; SAKATA, Marici Gramacho. XBRL – A divulgação de informações empresariais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário