sábado, 13 de março de 2010

IFRS 8 - Informações por Segmentos


A IFRS 8 – Operating Segments – é uma das mais recentes entre as normas internacionais. Seu objetivo é o de estabelecer requerimentos de evidenciação de informações sobre segmentos operacionais de uma entidade, e também sobre seus produtos, serviços, áreas geográficas e principais clientes.
Tal norma é fruto do processo de convergência entre IASB (IAS 14) e FASB (SFAS 131) e entrará em vigor, por períodos anuais, a partir de primeiro de janeiro de 2009.
Segmentos operacionais podem ser definidos como os componentes de uma entidade sobre os quais informações financeiras segregadas estão disponíveis para avaliação regular por parte dos gestores ao decidir como alocar recursos e medir desempenho.
A norma requer divulgação de informações sobre as receitas derivadas de seus produtos ou serviços, sobre os países em que têm receitas e retêm ativos, e sobre os principais clientes, independentemente se as informações são usadas para tomada de decisão pelos gestores. Entretanto, ela não exige que a empresa divulgue informações que não são preparadas para uso interno, se as informações necessárias não estão disponíveis e se o custo para obtê-las for excessivo.
A empresa deve fornecer informações descritivas sobre como os segmentos operacionais são determinados e os produtos e serviços que são fornecidos pelos segmentos, além das diferenças entre as mensurações usadas na divulgação de informações por segmentos daquelas usadas nas demonstrações financeiras. Geralmente, a informação financeira é requerida para ser divulgada na mesma base usada internamente pelos gestores do negócio.


Autor: Camila Boscov, Professora Universitária
Publicado originalmente em 04/04/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário